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Antes de comprar um imóvel ou permitir uma autorização de venda, certifique-se que o corretor é devidamente cadastrado no CRECI. O CRECI é um orgão que regulariza os corretores e libera um número de controle para aqueles que foram qualificados. Assim você terá garantias que o corretor que está fazendo o negócio é devidamente qualificado para este procedimento. A CMT IMÓVEIS respeita e segue todas as normas, para que você faça um excelente negócio.

Imóvel Usado

O comprador deve verificar se há ações propostas contra o proprietário do imóvel e, em caso positivo, saber se a dívida compromete o bem. Para isso é necessário solicitar uma certidão junto ao Forum Central e na Justiça Federal. Se a propriedade em questão for em cidade diferente de onde reside o dono, a pesquisa deverá ser efetuada nos dois locais.


Solicite ao vendedor uma Certidão de ônus + Reipersecutória. Esta certidão é fornecida pelo Cartório de Registro de Imóveis da região e informa se ele está hipotecado ou se faz parte de alguma herança. Em se tratando de condomínio, é necessária também uma declaração negativa de débitos junto ao mesmo.

Fique atento também, quanto à existência de débito relativo a IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano. Peça ao proprietário que apresente uma certidão negativa de débito (CND) expedida pela prefeitura da cidade onde se localiza o imóvel em questão.

Outro cuidado relevante é saber se o imóvel está atrelado a financiamento por meio de agente financeiro, em caso positivo, se há pendências e quais as condições de transferência do contrato.

Documentos que o comprador deve exigir na Compra de Imóvel Usado
 
  • Cópia da Escritura e do registro do imóvel junto ao cartório de registro de imóveis
  • Certidão Negativa de Débitos Condominiais (em caso de apartamento). Caso não estejam quitados, os débitos recairão sobre o novo proprietário
  • Certidão de propriedade com negativa de ônus + Reipersecutória
  • Certidões pessoais do vendedor em distribuidores civis, justiça federal, cartório de protesto
    e executivos fiscais devem ser verificados na cidade na qual se localiza o imóvel e na qual resida o vendedor, caso sejam diferentes
  • Certidão Negativa de IPTU e o carnê com as parcelas quitadas. Mas fique de olho no prazo:
    todas as certidões têm validade de trinta dias
  • Certidão de Propriedade, com averbação da construção, em se tratando de casa. Senão, o
    novo proprietário corre o risco de estar comprando apenas o terreno e não a construção

 

 


 
 
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